Você sabia que treinamentos podem potencializar seu time e ainda por cima ser uma importante ferramenta de motivação para as equipes?
A verdade é que profissionais capacitados têm maior potencial de produtividade e resolução de problemas e independência na hora de resolver qualquer questão.
Os treinamentos são muito conhecidos na esfera privada, mas também podem ser aplicados no setor público.
Segundo Karlo Medeiros, consultor da EXP, cada vez mais esse setor pede dinamismo e equipes mais treinadas, sendo o treinamento um alavancador da área.
“Em um mundo em constante mudança e cheio de incertezas, o papel da líder ganha mais destaque pela necessidade de manter a organização e a própria equipe na mesma direção”
Capacitação profissional e atualização de mercado
Como sabemos, vivemos a era digital e novos mecanismos e tecnologias facilitadores estão sendo criados a todo instante.
Isso exige algo fundamental para os profissionais dos mais diversos mercados: atualização! É preciso estar a par das mudanças e acompanhá-las.
E quando levamos esses conceitos de modernização, atualização e capacitação para o setor público, é aí onde eles mais se fazem necessários.
É preciso desburocratizar as coisas, oferecer melhor atendimento, agilidade nos serviços, processos cada vez mais encaixados para o bem social.
O treinamento para gestores públicos visa diagnosticar problemas e avaliar processos que funcionam ou não.
E para efetuar essa mudança de processos e atualização profissional, um consultor pode ser contratado. Ele vai ajudar a gestão a chegar no ponto ideal de funcionamento!
Quando a implementação de treinamentos foi ativa na gestão pública?
Em 2003, o Governo Federal decidiu usar softwares livres (Linux e FreeBSD) em toda a cadeia de serviços públicos, que antes somente usava os softwares fechados (Windows).
Essa mudança radical se provou um verdadeiro desafio para todos os que estavam acostumados ao velho sistema.
Devido a essa decisão, o Governo implementou o uso e a personalização dos softwares livres e precisou dar treinamento e capacitação para uma gama de servidores.
Dessa forma, uma consultoria foi chamada para fazer com que todo esse processo fosse adiante. E os resultados desses treinamentos ainda podem ser vistos hoje!
Como funcionam os treinamentos?
Os treinamentos no setor público tem como objetivo unir gestores, líderes de setor e servidores em um único propósito: transformar o cotidiano monótono em uma operação de alto nível.
Outro ponto que é objetivo dos treinamentos de capacitação para o setor público é garantir eficiência na condução dos projetos no serviço público.
Desenvolver as habilidades dos servidores, de acordo com as necessidades que forem surgindo pelo dia a dia, é um outro ponto importante no treinamento.
O treinamento influencia diretamente nas ações tomadas por gestores e servidores, e ajudam a organizar e difundir a praticidade de se tomar decisões.
Com isso, diminuem-se as dúvidas que possam existir em um momento chave, tornando mais didático e eficiente um trabalho por vezes demorado.
Quando todos os profissionais são capacitados para tomar decisões importantes em seus respectivos setores, isso acarreta em eficiência e agilidade.
A conclusão disso é…
Podemos dizer que com isso que vimos, a estratégia de treinamento de funcionários se torna uma modernização no setor público.
Isso porque mantém os servidores em busca de eficiência por resultados, além de mantê-los mais dispostos e por fim satisfeitos com o trabalho realizado.
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Até a próxima!