Gestão de Projetos: Como fazer e obter resultados?


Gestão de Projetos
Gestão de Projetos

O uso de gestão de projetos está no nosso dia a dia e por vezes nem percebemos. Usamos tanto para vida pessoal, como para definir os passos de uma tomada de decisão importante, por exemplo: a construção da casa própria ou a compra de um carro. Assim como empresas podem usar para entrar em um mercado competitivo, se apresentar para um nicho mais específico, e até mesmo dobrar o faturamento no fim do mês.

Mas antes de falar de gestão, vamos falar de projeto. Você sabe o que é? De acordo com Karlo Medeiros, gestor da EXP Consultoria:

“Os projetos tem como ponto de partida a resolução de um ou mais problemas ou até mesmo uma oportunidade. Ele nasce de uma ideia inicial, que dependendo do nível de complexidade, exige pesquisa, avaliação, pessoas capacitadas e segue com o objetivo de resolver àquele problema ou oportunidade que o originou, como a melhoria de desempenho, ou a criação de um sistema, produto ou serviço.”

O conceito de Gestão de Projetos de acordo com o Project Management Institute – PMI, presente nas últimas edições da sua principal publicação, o PMBOK:

“Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.”

O projeto exige planejamento, operação e monitoramento. É dessa necessidade de acompanhar todas as etapas que surge a Gestão de Projetos. A utilização de estratégias e metodologias para se facilitar todo o processo, e por fim avaliar a eficácia de todo o trabalho que foi feito.

Gestão de Projetos: Saiba mais

A Gestão de Projetos pode ser dividida entre três grupos principais:

  1. Organização e definição: define-se os responsáveis e as descrições de funções, formação de equipe, elaboração de metodologia e procedimentos aplicáveis, levantamento de recursos, estabelecimento de prazos e resultados esperados.
  2. Planejamento: definição de um cronograma de ações, análise de recursos disponíveis, estruturação das etapas do projeto, desenvolvimento de planos de gestão de risco.
  3. Gerenciamento: execução das ações definidas, promoção de medidas corretivas se necessário for, avaliação e monitoramento de resultados até sua conclusão.

As principais metodologias de Gestão de Projetos:

Colocar em prática todo seu planejamento e estratégias de Gestão de Projetos vai além de simplesmente executar o que foi definido, é preciso mais detalhamento, para isso metodologias são usadas. Veja as principais abaixo:

  • Agile: O processo Agile Project Management é um método centrado no valor de gerenciamento de projetos que permite que os projetos sejam processados em pequenas fases ou ciclos. A metodologia é extremamente flexível e os projetos que exibem características dinâmicas beneficiarão desse processo, o objetivo é adaptar-se constantemente às mudanças abruptas do feedback do cliente.
  • Waterfall: Trata-se de uma abordagem tradicional para o gerenciamento de projetos, se caracterizando pelo estabelecimento de uma sequência lógica de ações. Onde uma tarefa só pode ser realizada, se a anterior for concluída. Consiste em 5 etapas: Engenharia de Ideias, Concessão do Sistema, Implementação, Testes e Validação, Manutenção.
  • Scrum: Tem como foco a realização de pequenas metas, por esse motivo pode levar meses somente para passar do planejamento até a próxima fase. Com essa metodologia, é possível evitar atrasos no lançamento do produto porque todo o processo se concentra na colaboração em equipe.
  • Prince: É caracterizado por produtos que são entregues a tempo e bem dentro das estimativas de custo. Os papéis são predeterminados antes do lançamento do projeto e todos os membros do projeto estão bem cientes de suas responsabilidades para a execução bem-sucedida do projeto.
  • Gestão de Projetos Baseada em Processos: metodologia que leva em conta a missão, visão e valores da empresa, de modo que cada etapa do projeto contribua com os objetivos e princípios do negócio. Seus quatro passos são: definir processos, estabelecer métricas, controlar ações e ajustar metas, se necessário.

Como escolher a melhor metodologia de Gestão de Projetos:

A questão para definir qual a melhor metodologia vai depender do grupo que irá assumir. Tem que existir uma identificação da equipe com o método. Essa simples decisão pode significar a diferença entre a falha ou o sucesso do projeto. 

Para isso podemos seguir algumas dicas como: o líder irá escolher para o projeto os membros mais adequados à proposta geral, defina as necessidades e expectativas do seu cliente, considere a estrutura da equipe e o time para os resultados. 

Podemos concluir que buscar uma melhor gestão de projetos, encabeçado por um consultor, é a melhor forma de se obter resultados expressivos. Com o time certo, definida as estratégias, tudo está pronto, comece seu projeto com segurança.

Outra coisa importante a ser considerada é que não existe “a metodologia” e a complexidade e ambiguidade de hoje requer uma maior flexibilidade dos gerentes de projeto, muitas vezes combinando técnicas e ferramentas de diferentes metodologias, também chamada de abordagem híbrida, mas isso é assunto para outro texto.

Gostou das nossas dicas? Fique atento também às nossas redes sociais e acompanhe mais conteúdo. E se tiver alguma dúvida, entre em contato, estamos disponíveis para você.

Também confira o evento da EXP Assessoria, Jovem Consultor, e fique por dentro dessa área e de toda programação clicando aqui.

Até a próxima!

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *