O ambiente de trabalho é sempre um local que tende à pluralidade de ideias e personalidades. E fazer a gestão de pessoas nesse contexto pode ser complicado.
É preciso, antes de mais nada, entender que cada pessoa vem de um estilo diferente de vida, com suas próprias ideias e experiências.
E com isso, a maneira de lidar com elas deve levar em consideração todo esse background. Um bom gestor sabe como extrair o melhor de sua equipe e isso passa diretamente pela capacidade de lidar com a diversidade.
Dado esse contexto, como você tem lidado com as personalidades e pensamentos diferentes dentro da sua equipe?
Se isso tem sido uma dificuldade para você, fique atento à leitura desse texto completo, porque separamos algumas dicas preciosas que vão lhe ajudar.
Boa leitura!
Quem é você como gestor?
Essa é uma pergunta que pode lhe fazer perder horas pensando ou simplesmente ser respondida em um minuto. Depende exatamente de quem é você!
Seu perfil profissional diz muito sobre como acontecerá o trabalho no dia a dia com a equipe. Como lidar com cada um e com o coletivo ao mesmo tempo?
Em geral o autoconhecimento tem suma importância na efetividade das relações, então responder a pergunta inicial é essencial para descobrir que tipo de líder você é.
3 tipos de líderes
Com isso, podemos destacar três tipos de liderança que são basicamente as mais comuns de serem encontradas por aí. Vamos descobrir qual seu estilo?
- Autocrático: O nome já diz muito sobre esse tipo de líder. Ele preza por impor sua vontade como decisão final. Geralmente não é de escutar opiniões e só comunica o que foi decidido. Tende a ser mais dominador no quesito liderança.
- Democrático: Esse perfil é o contrário do anterior, pois traz as decisões importantes para o grupo. Tende a delegar funções e deixar a equipe à vontade para atuarem na melhor forma de rendimento.
- Liberal: Esse perfil é mais diferente, costuma delegar suas funções e aparecer em momentos pontuais para verificação de resultados. Também não faz muita questão de participar das decisões do time.
E então, que tipo de líder você é? Quais características combinam mais com seu modo de liderança?
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Gestão de pessoas é comunicação
Um ponto chave para o sucesso em qualquer gestão, independente do seu estilo de liderança, é a comunicação. Seja eficaz na comunicação e as pessoas irão lhe entender.
Se na sua equipe existem muitos perfis diferentes, é preciso entender a forma correta de se comunicar com cada um.
Um colaborador que é mais objetivo, precisa de palavras de segurança, objetivas e diretas, uma comunicação com linguagem clara!
Mas em caso de perfis mais introspectivos e reflexivos, é preciso saber cobrar sem desmotivá-los. Ache uma comunicação motivadora e não intimidadora.
Aqui o importante é saber que não se trata somente de você, pois uma comunicação efetiva depende de duas partes no mínimo: um emissor e um receptor. Então tente falar a linguagem do outro para melhores resultados.
Conheça a equipe
No tópico anterior falamos de comunicação, mas é impossível você ser assertivo na comunicação sem conhecer as pessoas da sua equipe.
Na verdade, tentar fazer isso pode gerar um verdadeiro desconforto e causar um desastre nas relações entre gestão e colaboradores.
Ao conhecer o time, sua gestão será mais eficiente, pois você será capaz de entender as dores, os bons e maus momentos de cada um, além de humanizar a liderança.
Faça a gestão de pessoas e fique imune
Apesar de toda empatia e de todo entendimento de equipe que você precisa ter como gestor, é extremamente necessário estar na condição de imune.
O que significa isso? Vamos explicar!
Você não pode levar os problemas, um mau dia dos colaboradores ou as energias negativas para o seu interior. Os problemas não são seus!
Se você permitir que o clima tenso em alguns dias lhe afete, pode ter a certeza que a equipe vai notar e isso vai pesar no ambiente inteiro.
Então esteja imune, com a saúde mental em dia e faça um exercício diário de entender que os problemas do trabalho precisam ser geridos e não alimentados.
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Até a próxima!