A gestão de negócios pode ser definida como um conjunto de boas práticas empresariais. Nelas, o gestor garante o funcionamento de todos os processos da empresa e assim estabelece parâmetros para atingir ou manter determinado padrão. Aliado a isso, podemos citar a inovação como aliada.
Com o mercado cada vez mais competitivo, mostrar diferenciais competitivos pode ser aquele “fôlego” para continuar em atuação. Não à toa, existem cursos e especializações focados especialmente para a área de “gestão de negócios e inovação”. Assim, a busca por alternativas ou apresentar aquela solução criativa em motivos de crise pode ser decisivo.
Não se preocupe! Todo e qualquer gestor, independente da sua formação, pode aliar essas boas práticas à inovação no seu negócio.
Por isso, a inovação na gestão de negócios envolve além de criatividade prática e implementação. Pois, um conjunto de ideias ou ações que levem a esse diferencial proposto muitas vezes se perde. Então, um profissional capacitado pode melhor implementar e executar esse método. Outra alternativa é a consultoria.
Gostou? Leia também nosso artigo sobre Consultoria Organizacional e seus diferentes tipos
Gestão de negócios e inovação lado a lado
A gestão envolve a organização de diversos setores alinhados aos objetivos da empresa. A inovação, por sua vez, está em como o gestor vai melhor fazer isso. De acordo com o estudo “State of the American Manager – Analytics and Advice for Leaders” , um gestor não engajado na rotina da empresa pode custar caro. Veja:
O relatório mostrou que só 35% dos envolvidos em gerência estão engajados com o trabalho e que os que não estão engajados (ou ativamente desengajados) custam de US$ 319 bilhões a US$ 398 bilhões anualmente. Muito, né?
Três características de negócios inovadores
Confira a seguir três pontos que você pode – e deve – considerar quando o assunto é gestão de negócios e inovação. São eles:
Experimentar alternativas
As empresas que adotam a inovação na sua cultura interna e externa devem estar dispostas a experimentar novos caminhos e alternativas que, até então, podem ser consideradas absurdas. Mas calma, não é um tiro no escuro.
Um bom gestor irá avaliar os riscos de forma disciplinada. Afinal, inovação é apostar no novo e em um campo aparentemente desconhecido. Para tanto, é preciso ter senso de risco e, sobretudo, disciplina. Diante disso, os processos podem ser ajustados de acordo com a demanda que se busca. Logo, você pode avaliar isso a partir de critérios.
Com eles, o negócio deve seguir indicadores de desempenho. Pois, com eles será possível saber se as medidas implementadas estão, de fato, dando o efeito esperado.
Os indicadores podem ser analisados por profissionais capacitados. Além disso, eles apontaram quaisquer ajustes necessários para melhor conseguir o que se espera: inovação. Sendo ela, indispensável no mercado atualmente, para seus gestores e gerência.
Inovação e colaboração engajada
Inovar não é uma tarefa solitária a cargo apenas da gerência. O processo de implantação e desenvolvimento de ações em empresas a partir das técnicas de inovação envolve todo o ambiente colaborativo. Sendo ele o trabalho em equipe fundamental para boas ideias e um ambiente criativo.
Entretanto, é preciso ter cuidado com o consenso.
Não necessariamente uma ideia bem aceita pelo grupo implica em uma boa ideia. Logo, é interessante pensar em um grupo de pessoas fora do setor para uma avaliação mais ampla. Isso pode ser decisivo na hora de pôr em prática o planejamento.
Horizontalização de liderança(s)
O negócio que incorpora a cultura de inovação está mais apto a oferecer ao mercado respostas mais rápidas e a altura da demanda. Pois, sabe-se que essas urgências surgem de onde menos se espera e de formas variáveis.
Sabendo disso, a tomada de decisão de forma descentralizada pode ajudar nesse processo. Assim, a fonte de informação para aquelas demandas estará mais acessível e com isso extrai-se conhecimento e criatividade de todos os envolvidos ao máximo.
Entretanto, isso não significa uma “deixar solto”. Não!
Pelo contrário, empresas horizontais necessitam de uma liderança de pulso mais firme. As ditas “planas”, por sua vez, tendem a falhar quando a gerência apresenta algum erro e isso acaba virando uma bola de neve dentro da organização.
A EXP Consultoria dispõe de profissionais capacitados a fim de melhor atender as demandas do mercado. Com consultoria especializada e personalizada, pode ajudar o seu negócio a inovar cada vez mais e sair na frente!
Gostou das nossas dicas? Fique atento também às nossas redes sociais e acompanhe mais conteúdo. E se tiver alguma dúvida, entre em contato, estamos disponíveis para você.