Consultoria Organizacional: conheça os tipos e como integrá-la


Gestão Privada
Consultoria Organizacional: conheça os tipos e como integrá-la

Toda empresa busca potencializar seus resultados e uma etapa importante é identificar suas deficiências  internas a fim de corrigi-las. Uma ferramenta importante e estratégica nesse tipo de ajuste é a Consultoria Organizacional. Através dela, os pontos fortes do seu negócio serão reforçados e o gestor também será capaz de identificar e apontar soluções para quaisquer vulnerabilidades. 

A Consultoria organizacional funciona como uma espécie de “raio-x”. Como o procedimento médico, ela vai escanear o seu negócio da base até quaisquer ramificações. Problemas de gerenciamento de pessoal ou ruído na comunicação entre fornecedores poderá ser apontado por essa ferramenta, por exemplo. 

Além disso, essa estratégia de gestão não busca somente por problemas aparentes. Ela identifica pontos fortes e, após uma análise, aponta possíveis modelos de otimização a fim de atingir a maior produtividade. Isso tudo dentro da rotina organizacional e de atuação da empresa. 

A palavra aqui será gestão de prós e contras, com foco em melhorias.

Neste artigo, você conhecerá os tipos de Consultoria organizacional que melhor se enquadram para a sua empresa. Além disso, ajudará você a compreender melhor a atuação e importância dessa ferramenta para todo os tipos de negócios, sejam eles públicos ou privados.

Aproveite e saiba mais sobre a importância de gerenciamento de projetos públicos no Brasil

Consultoria organizacional, o que é e seus tipos?

A consultoria organizacional pode ser compreendida como um “check-up” da sua empresa. A partir da análise de resultados e relatórios, o profissional responsável poderá ter um panorama do desempenho da sua empresa. A partir disso, busca potencializar o que já está bom e apontar melhorias estratégicas. Integrá-la ao seu negócio pode ser decisiva agora e no futuro!

O processo busca por maior produtividade no seu negócio

Existem no mercado empresas especializadas nessa ferramenta e profissionais capacitados para diagnosticar as melhores práticas para sua empresa. A EXP Consultoria, por exemplo, atua na busca de soluções inovadoras e apostando em ferramentas digitais para a melhor gestão de negócios, sejam eles públicos ou privados. 

Para isso, o consultor de negócios e sócio da EXP Consultoria, Karlo Medeiros, separou os dois principais tipos de consultoria organizacional. Confira: 

Externa

Se a ajuda vem de onde menos se espera, para quê esperar? Nesse tipo de consultoria organizacional, a ajuda chegará de um consultor. Profissional capacitado para lidar com os mais diversos tipos de cenários e negócios. 

Assim, o profissional irá conhecer a rotina interna do negócio e fará avaliações da cultura organizacional da empresa. A partir disso, ele elaborará um plano de ação, no qual buscará efetivar melhorias necessárias e estratégias a médio-longo prazo para aumento da produtividade do negócio.

Interna

De acordo com o especialista Karlo Medeiros, esse tipo de consultoria organizacional pode ser restrita. Pois, a própria organização aposta em um profissional familiarizado com a rotina do negócio. 

Isso, apesar de parecer positivo, pode comprometer uma visão mais macro do negócio. Logo, possíveis lacunas onde uma mudança de gestão poderia ser aplicada, podem passar despercebidas.

“Um profissional de fora da rotina e dos processos já adotados pela empresas tende a ter uma visão multifacetada do mercado e atuação nos mais diferentes setores e cenários. Sendo assim, mais apto a tomar decisões mais assertivas”, explica o consultor

Segmentação de mercado e atuações

As múltiplas atuações e direcionamentos de consultoria obedecem cinco tipificações com suas respectivas áreas de atuação. Esse padrão é aceito mundialmente e ratificado pela Associação Brasileira de Consultores (ABCO) e pela entidade internacional International Council of Management Consulting Institutes (ICMCI). Confira: 

  • Estratégia: Estratégia Corporativa E Organizacional, Política Econômica, 
  • Política Social, Fusão E Aquisição;
  • Operações: Gerenciamento De Processos, Cadeia De Suprimentos, Operações Financeiras, Gerenciamento De Projetos, Vendas;
  • Recursos Humanos: Mudança Organizacional, Aprendizagem E Desenvolvimento, Benefícios E Recompensa, Gestão De Talentos;
  • Finanças: Reestruturação, Gerenciamento De Risco, Imobiliário, Legal E Jurídica;
  • Tecnologia: Sistemas De Integração, Implementação De ERP, Análise De Dados, Desenvolvimento De Aplicativos, Integração De Sistemas.

Afinal, qual a importância da consultoria organização?

Neste “raio-x” do seu negócio, todas as partes são minimamente analisadas para uma melhor tomada de decisão. Da base até a liderança do negócio

Separamos quatro vantagens da consultoria organizacional.

  • Promove o bem-estar de talentos dentro da empresa, evitando evasão;
  • Resolução de conflitos de forma mais rápida e efetiva;
  • Torna os processos mais assertivos a partir de estratégias dentro do perfil do negócio;
  • Proporciona ao gestor uma visão ampla do seu negócio;
  • Aponta melhorias e soluções inovadoras.

Diante disso, o gestor deve avaliar junto à sua equipe e o consultor as melhores soluções a serem tomadas. Desse modo, a empresa ganha em ritmo de produtividade, pois, dificuldades serão identificadas e tratadas. Mas também em cultura organizacional, uma vez que, a consultoria organizacional pensará nos talentos que atuam no seu negócio e como retê-los

Deu para perceber a importância da consultoria no mundo dos negócios, né? Seja você o gestor de uma grande empresa ou microempreendedor, essa dicas valem todos. Assim, cada negócio com suas particularidades possa ser estudado e sempre com crescimento em vista.  

Gostou das nossas dicas? Fique atento também às nossas redes sociais e acompanhe mais conteúdo. E se tiver alguma dúvida, entre em contato, estamos disponíveis para você.

Related Posts

1 thoughts on “Consultoria Organizacional: conheça os tipos e como integrá-la

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *