Na gestão de projetos, a palavra que orienta todos os esforços da equipe ou do líder é “planejamento”. Pois, com ele será possível mensurar a aplicabilidade do projeto e manter o foco sempre nos resultado. “Avaliando sempre o que foi planejado, você maximiza a possibilidade de cumprir os objetivos e ser mais assertivo”, completa Karlo Medeiros, consultor empresarial e sócio da EXP Consultoria. E além disso, faz algo viável com o olhar para custos, otimização e produtividade.
O planejamento pode estar em tarefas simples do dia a dia, bem como em projetos que exigem uma maior complexidade de efetivação. Certamente, você já planejou uma viagem ou até mesmo a sua rotina de ida ao trabalho, não é mesmo? Pensou em custos, deslocamento, tempo necessário, pessoas envolvidas, entre outros.
Nessa perspectiva, aplica-se também o planejamento a gestão de projetos.
Gestão de projetos, o que é?
Entende-se como gestão de projetos a aplicação de conhecimentos específicos, ferramentas e habilidades para a execução eficaz e efetiva de um projeto da organização. Nisso, a ideia bruta é “lapidada” e passa por toda uma escala de melhoramento antes de ser, de fato, executada.
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Gestão de projetos na esfera pública
A administração de estados, municípios e a própria federação podem ser exemplos de complexidade de gestão e administração. Não só do ponto de vista da máquina pública, mas também na responsabilidade de como o gestor chega até lá: pelo voto, no regime democrático.
Sabendo disso, gestores criam durante sua administração projetos ou seguem na gerência daqueles já estabelecidos. Nisso, planos são criados, avaliados e objetivos traçados a serem alcançados durante os mandatos.
No Governo Federal, podemos conferir os seguintes exemplos de projetos lançados:
Anuário Estatístico da Educação Profissional e Tecnológica: armazena as informações dos cursos profissionalizantes, dos censos da educação básica e superior para subsidiar estudos e políticas, além do desenvolvimento de indicadores da educação profissional e tecnológica;
Monitor de Profissões: plataforma que traz um conjunto de informações como dados do mercado de trabalho, perfil profissional e remuneração média;
Painel de Fomento da Bolsa Formação: painel desenvolvido para dar maior transparência e efetividade às iniciativas de fomento do Bolsa Formação;
Plataforma Aprenda Mais: ambiente virtual de oferta de cursos gratuitos. Tem a meta de capacitar 160 mil estudantes em 2022 e 547 mil estudantes até 2024.
Entre outros. Você pode conferir mais sobre o assunto aqui.
Gestão de projetos na esfera privada
A visão ampla na gestão de projetos pode ser um ponto em comum entre os dois tipos de administração. Entretanto, os objetivos e interessantes vão se dissociando ao longo da cadeia de aplicação.
Quando pensamos em público-alvo, as empresas não têm um interesse coletivo. Elas têm foco em seus clientes e preocupando-se com nichos de mercado e de consumo, por exemplo.
Os interesses e aplicações, entretanto, podem ser em comum. Nesse caso, acontece as chamadas iniciativas PPP (Parcerias Público-Privadas).
Gestão de projetos na esfera público-privada
Nesse tipo de parceria, o Estado e empresas privadas pensam e executam projetos em conjunto. As Olimpíadas de 2016 ou as reformas dos estádios de futebol para sediar a Copa do Mundo FIFA de 2014 são exemplos disso.
Através dessa PPP houve revitalização urbana, reforma e construção de estruturas esportivas, regiões portuárias mais bem equipadas etc. Com essas parcerias, espera-se também efeitos pós-eventos para a população geral.
O Boulevard Olímpico foi eleito o melhor local turístico do Rio de Janeiro, por exemplo e foi resultado de uma PPP.
Diante disso, o desafio do gestor e de toda sua equipe é tornar o projeto o mais eficaz possível. O sucesso da gestão do projeto, seja ele público, seja ele privado, está diretamente ligado a sua executabilidade.
Confira a seguir cinco passos para iniciar uma Gestão de Projetos:
- Ideia inicial
Antes de qualquer coisa, é preciso reunir o máximo de informações possível para o seu projeto. Além disso, é preciso ter em mente o que se deseja efetivar e quais são seus objetivos e finalidades.
- Visão macro do projeto
Sabendo disso, o gestor cria uma espécie de “almanaque” ou plano de ações do projeto. Nele, consta a descrição dos objetivos e como alcançá-los, setores envolvidos, uma perspectiva de gastos e viabilidade.
- Planejamento
Formalizado, agora o projeto começa naquilo que talvez seja o primeiro passo para o seu gerenciamento. Aqui, são criados os cronogramas de execução e entrega, o plano de gerenciamento de riscos, documentação necessária para contratos, administração de custos e assim por diante.
- Execução
Agora é hora de sair do papel e pôr em prática todo o escopo do projeto. Aqui, o gestor vai não só monitorar a execução, mas também a evolução e deve estar apto a lidar com a adversidade que pode surgir ao longo do tempo. Um fornecedor não mais compatível, a ruptura de um contrato ou até mesmo mudança de cronograma, por exemplo.
- Conclusão
Cumprido prazos e diante da efetividade do projeto, a gestão agora irá avaliar todo o percurso. Considerando, portanto, pontos positivos e negativos e estratégias tomadas a fim de superá-lo ou minimizá-los. Com isso, a aprendizagem é maior e o próximo projeto terá ainda mais efetividade.
A EXP Consultoria dispõe de profissionais capacitados a fim de melhor atender as demandas do mercado. Com consultoria especializada e personalizada, pode ajudar o seu negócio a inovar cada vez mais e sair na frente!
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