Quando falamos de gestão de projetos, provavelmente a área privada vem primeiro à mente e isso é comum! No entanto, projetos públicos também são e devem ser gerenciáveis!
Existem múltiplas finalidades na gestão de projetos públicos e por isso também há algumas diferenças do setor privado.
Uma dessas grandes diferenças é que, enquanto o setor privado visa o lucro das organizações, no setor público o indicador é a melhoria social. Dentro das melhorias que podem acontecer no setor público com a gestão eficaz de projetos estão a desburocratização de processos e ações e também o bom atendimento.
Vamos conhecer mais sobre esse assunto? Continue a leitura e veja a importância do gerenciamento de projetos públicos!
O serviço público no Brasil
Antes de falarmos da importância do gerenciamento, é necessário entender o contexto do serviço público no nosso país.
Mesmo que as teorias e métodos de gerenciamento público sejam um excelente caminho para melhorar a gestão, nem sempre elas são ou foram adotadas pelos governantes. Um anti-case de gestão é o modelo de governo da década de 1930, onde havia um patrimonialismo público e o dinheiro dos gestores se confundiam ao da gestão.
Com o passar dos anos, algumas reformas foram feitas para chegarmos aos ideais da gestão pública. Veja algumas delas:
Reforma Burocrática de Vargas
Essa primeira reforma promoveu estatização de vários órgãos e criou estatutos para padronizar e fiscalizar o setor público. O sistema foi baseado nas teorias do sociólogo Max Weber e introduziu conceitos como centralização, impessoalidade, hierarquização e separação do público e privado na administração pública.
Reforma de 1967
Corrigiu disfunções criadas pela reforma anterior e veio a fim de modernizar processos e propiciar maior crescimento econômico no país.
Nessa reforma é que pudemos ver processos de gerenciamento do setor privado serem aplicados no setor público. É nesse período também onde vimos surgir a participação de capital privado no Estado por meio de sociedade mista.
Reforma Gerencial de 1995
Já essa reforma veio com o objetivo de trazer a governança para o setor público e deu-se após o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Aqui foram implementadas políticas públicas descentralizadas e que dão mais autonomia às gestões. O foco passa a ser redução de custo, resultados e melhor atendimento.
O que é o gerenciamento de projetos do setor público?
De maneira simples e objetiva podemos dizer que refere-se a aplicação de técnicas e metodologias que buscam cumprir os objetivos do gestor em determinado projeto. Por exemplo, se o objetivo do gestor for tornar uma cidade mais acessível por meio de urbanismo, um plano será criado para isso e a metodologia de aplicação desse plano é o que chamamos de gerenciamento de projeto.
Gerenciar é executar, fazer dar certo e metrificar as ações. É extremamente necessário que bons gestores assumam cargos públicos para tornar a sociedade um local mais justo e melhor.
Benefícios da gestão de projetos para o setor público
Bem, até aqui vimos a importância do gerenciamento de projetos e também o contexto de evolução dessa parte tão importante para o funcionamento de uma gestão.
Agora vamos ver quais o benefícios reais desse gerenciamento de projetos:
01) Redução de custos
Um dos grandes problemas da gestão pública é a organização dos recursos, visto que quase sempre os governos atuam com o limite de gastos.
Gerenciar bem um projeto significa reduzir custos, saber onde pode-se gastar mais e menos executar o serviço público com qualidade e respeitando o orçamento.
02) Viabilidade de projetos
Um bom gestor vê, antes de tudo, a viabilidade dos projetos que estão sendo planejados. Saber como fazê-los serem reais e concretizados.
A partir dessa análise, é possível definir passos fundamentais para a execução de planos públicos, como a elaboração de um cronograma e definição de orçamento para o projeto.
03) Identificação de dores e problemas
O gerenciamento de projetos no setor público deve atuar principalmente na resolução de problemas existentes e na prevenção de novos.
Atuar onde há algo a ser resolvido é otimizar a gestão e fazer dela mais eficaz. Isso também facilita a criação de planos estratégicos para redução de danos à sociedade em geral. E então, está convencido de que o gerenciamento de projetos é fundamental para o setor público? Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários ou entre em contato com a gente.
Até a próxima!
4 thoughts on “A importância do gerenciamento de projetos públicos”